Entrada Notícias

Notícias

Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº29 set 2017

agri

Agri Innovation Summit, a decorrer dias 11 e 12 de outubro, em Oeiras, visa fomentar o debate sobre a inovação e digitização na agricultura e zonas rurais, agora e após 2020. 
A AIS 2017 é uma iniciativa de um Consórcio Português (do qual o INIAV faz parte), do Governo da República Portuguesa, do EIP-AGRI e da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural. 
Reunirá cerca de 500 agricultores, agentes agrícolas, Start-ups (empresas em fase de arranque), Redes Rurais Nacionais, decisores políticos, autoridades de gestão, consultores e investigadores de toda a União Europeia, com o objetivo de: 
  • Promover a partilha de experiências entre iniciativas de inovação multiatores, tanto no âmbito dos Programas de Desenvolvimento Rural como do Horizonte 2020;
  • Sensibilizar para as oportunidades de inovação e digitalização na agricultura e nas economias rurais e como estas podem ser apoiadas no âmbito dos Programas de Desenvolvimento Rural em curso
  • Fornecer contributos para as políticas de inovação da UE para a agricultura e as zonas rurais após 2020, de acordo com o ponto 7 da Declaração de Cork 2.0
 
Veja todas as informações em http://www.aislisbon2017.com/

 

Programa_Conferencia_6_outubro

conf1

 

 

No dia 6 do próximo mês de outubro, vai ter lugar uma conferência internacional sob o tema “Conservação dos Recursos Genéticos: na Alimentação, nos Sistemas de Produção e nos Bancos de Germoplasma”, enquadrada nas comemorações dos 40 anos do Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV).

Esta é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e a Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA).
O evento que conta com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, realizar-se-á no Auditório VITA em Braga (veja a localização aqui

 Inscrição gratuíta mas obrigatória através do preenchimento do formulário https://goo.gl/forms/O6uJqHnwJrSyWAJD3
 
Clique na imagem para consultar o Programa
 

IX Congresso Ibérico de AgroEngenharia - noticia

IX Congresso Ibérico de Agroengenharia
Bragança, 4 a 6 de Setembro de 2017

Decorreu entre os dias 4 e 6 de setembro, na Escola Superior Agrária de Bragança, o IX Congresso Ibérico de Agro-Engenharia, organizado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, pela Secção Especializada de Engenharia Rural (SEER) da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, e pela Sociedad Española de Agroingeniería. O Presidente da Comissão Organizadora foi o Prof. José Carlos Barbosa, membro da Comissão Coordenadora da SEER, tendo os restantes membros da Comissão Coordenadora e mais alguns membros da SEER feito também eles parte da Comissão Organizadora, da Comissão Cientifica, além da moderação de várias sessões técnicas e da apresentação de diversas comunicações orais e posters.

Ao longo destes dias foram apresentados e discutidos vários trabalhos de elevado interesse para a engenharia rural. As áreas temáticas do Congresso incluíram as construções rurais, energia, mecanização, projetos, meio ambiente e território, solos e água, tecnologia da produção animal e aquicultura, tecnologia pós-colheita, tecnologias de informação e controlo de processos, inovação educativa em
agroengenharia e agricultura de montanha. Tendo sido premiadas como melhores comunicações nas suas áreas temáticas as seguintes comunicações cujos autores são na sua maioria membros da SEER:

- Monitorização do ambiente térmico tendo em vista o bem-estar animal de suínos em fase de crescimento e engorda, de José Carlos Rico, Fátima Baptista e Vasco Fitas da Cruz, na área temática de Tecnologia da produção animal e aquicultura; e,
- Avaliação de tecnologias na monitorização do efeito das árvores sobre a produtividade e sobre a qualidade da pastagem, de João Serrano, Shakib Shahidian, José Marques da Silva, Eliana Machado e Mário de Carvalho, na área temática de Tecnologias de Informação e Controlo de Processos.

O congresso contou com mais de 130 inscrições, fundamentalmente de espanhóis, portugueses e brasileiros, que participaram e dinamizaram as diversas sessões, contribuindo para o debate e discussão.

O X Congresso de AgroEngenharia realizar-se-à em Espanha em 2019.