.

NOTÍCIAS

Campanha do arroz prossegue com dificuldades

As previsões apontam para a manutenção da produtividade do milho (de regadio e de sequeiro) face à campanha anterior, mantendo-se a níveis muito próximos da média dos últimos cinco anos., refere uma notícia publicada no Agroportal.

 O desenvolvimento vegetativo tem sido bom, estando já a ocorrer o processo de secagem natural do grão no campo. Registo para a presença frequente de javalis nas searas em busca de alimento (especialmente em Entre Douro e Minho, na Lezíria do Tejo e no Baixo Sorraia), destruindo áreas consideráveis de milho. 

Quanto ao arroz, também se prevê a manutenção na produtividade da campanha anterior (5,4 toneladas por hectare), uma das mais baixas dos últimos 25 anos. De facto, a evolução das searas continua heterogénea: observa-se um bom desenvolvimento vegetativo no Baixo Mondego, beneficiando das condições meteorológicas favoráveis (temperaturas amenas e ausência de fortes neblinas matinais); no Ribatejo e Oeste e Alentejo os povoamentos são irregulares, tendo-se registado problemas em assegurar o alagamento dos canteiros na Península de Setúbal.

Mais vasto (atingindo todas as regiões) é o problema da dificuldade no controle de infestantes (principalmente da milhã), situação recorrente e habitualmente atribuída às resistências adquiridas decorrentes do uso continuado dos mesmos herbicidas (por existência de poucas substâncias ativas homologadas para este fim e para esta cultura). 

CONTACTOS

Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
Rua da Junqueira, 299
1300-338 Lisboa

TELEFONE: 213 633 719

E-MAIL: geral@scap.pt

Redes Sociais

facebook white icon

design by Luís Bacharel powered by Agri-Ciência

Search