Co-organização da SCAP
Inscrições com
preço reduzido até 18 de fevereiro
A Escola Superior Agrária de Beja do Instituto Politécnico de Beja e a SCAP organizam o XIX Congresso da Sociedad Española de Malherbología (SEMh) / IV Simpósio Nacional de Herbologia, que terá lugar em Beja, de17 a19 de abril de 2024, sob o lema “Renaturalização da agricultura". Entre as responsabilidades das sociedades ligadas à agricultura, como a SEMh e a SCAP, cabe-lhes a organização de reuniões e encontros para promover a discussão sobre problemas agronómicos actuais, no contexto da sustentabilidade dos agroecossistemas e no contexto dos objectivos da União Europeia para a Agricultura.
O setor agrícola e alimentar europeu enfrenta atualmente desafios multidisciplinares complexos. Exemplos disso são a diminuição da biodiversidade, as alterações climáticas e a rentabilidade económica dos agricultores. A transição para uma forma de agricultura que possa enfrentar estes desafios e torná-la mais resiliente exige que os sistemas agrícolas incluam “mais natureza”, sejam regenerativos e, ao mesmo tempo, economicamente sustentáveis. Nunca antes a remodelação e o planeamento da paisagem rural e agrícola foram tão decisivos na agenda política e de investigação para contribuir para a recuperação dos serviços ecossistémicos baseados em sistemas agrícolas sustentáveis. No entanto, a mudança para formas de agricultura mais próximas da natureza com ênfase no desenho paisagístico exigirá linhas de investigação onde se integrem conhecimentos ecológicos e agronómicos. Por toda a Europa, e Portugal não é exceção, estão a ser introduzidas estruturas ecológicas em áreas agrícolas convencionais, em linha com a Renaturalização da Agricultura.
Este processo será gradual, não será aplicado de forma igual em todas as áreas e coexistirá com todos os outros modelos agrícolas e exigirá o estudo da capacidade de um ecossistema regressar a um estado mais próximo do original após uma mudança prolongada induzida pelo homem. Desta forma, temas como a agricultura de precisão, a resistência aos herbicidas e a procura de novas moléculas, a utilização de diferentes meios de controlo, a perda e recuperação da biodiversidade, a expansão e controlo de invasoras, tudo num só contexto de alterações climáticas.
Poderá encontrar mais informações sobre o Congresso neste link: https://semh2024.com/pt/