Os suinicultores serão obrigados a declarar os seus animais durante o mês de agosto, segundo indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), através de aviso no site.
A ‘Declaração de existências de suínos’ é uma medida sanitária de combate à doença de Aujeszky, o vírus da pseudorraiva, que pode ser transmitido a outros animais. A declaração é obrigatória três vezes por ano, nos meses de abril, agosto e dezembro, na qual os suinicultores devem informar o número e a categoria de animais que possuem.
Os dados referentes às declarações são inscritos na aplicação do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA- iDigital).
A ‘Declaração de existências de suínos’ pode ser efetuada pelo operador através do portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), nos departamentos dos serviços de alimentação e veterinária regionais ou em entidades protocoladas com o IFAP. O incumprimento acarta penalizações, entre as quais a impossibilidade de emissão direta pelo operador de guias de trânsito de suínos para vida, através do iDigital.
